Universidade de São Paulo

FAQ

Perguntas Mais Frequentes

As aulas serão gravadas e ficarão a disposição dos alunos no Sistema Moodle-Extensão da USP.

Teremos monitores que ficarão a disposição para atendimento aos alunos, para cada disciplina do curso. Se for identificado a necessidade de um acompanhamento mais de perto de algum aluno para um assunto específico, os monitores entrarão em contato com o docente da disciplina e agendarão atendimento específico com este aluno.

As avaliações serão realizadas por provas ou projetos, para aprovação será requerido uma frequência de 75%, considerando as atividades online e as presenciais, e conceito mínimo de 7,0 nas disciplinas.

Sim, estão previstas aulas ao vivo com os docentes, para um contato mais de perto com os alunos e também para tirar as dúvidas que ainda restem.

O curso é dividido em três Módulos: Fundamentos, Avançado e Soluções, acesse o site e tenha mais informações sobre cada módulo: https://mba.iabigdata.icmc.usp.br/

Desde o início os alunos serão incentivados a escolher um problema e buscar sua solução, com isso o projeto/monografia será trabalhado durante todo o curso com a orientação individualizada. A coordenação do curso indicará um orientador que te acompanhará.

Não temos trabalhos anteriores, pois esta é a primeira edição do Curso.

Sim, tem 10% de desconto nas mensalidades para membros cadastrados no ALUMNI USP.

O contrato do MBA é regido via FAFQ - Fundação de Apoio à Física e à Química. A política de cancelamento está relacionada com a Cláusula oitava.

Cláusula Oitava - Da Rescisão e Multa:

O presente contrato poderá ser rescindido pelo ALUNO por cancelamento, antes do início das aulas ou por desistência após o início das aulas, mediante pedido formal endereçado à FAFQ/ICMC-USP.

Parágrafo Primeiro: O pedido de cancelamento, antes do início das aulas, mediante comunicação formal do ALUNO endereçado a FAFQ/USP implicará na restituição dos valores pagos até então pelo ALUNO, descontando-se o valor da multa compensatória equivalente a 10% (dez por cento) sobre o preço da matrícula, a título de remuneração dos custos operacionais despendidos pela FAFQ/USP para a inicialização dos cursos.

Parágrafo Segundo: A desistência do ALUNO após o início das aulas, mediante pedido formal endereçado à FAFQ/USP, implicará na retenção integral do valor da matrícula e no pagamento pelo ALUNO das aulas ministradas até a data da formalização da desistência, acrescido de uma indenização equivalente à metade do valor total faltante para o termo final do contrato, nos termos do disposto no artigo 603 do código civil.

Parágrafo Terceiro: Enquanto não apresentado o pedido formal de cancelamento ou desistência o ALUNO continuará obrigado aos pagamentos pelas aulas ministradas, sem exceção, não ocorrendo, por parte da FAFQ/USP, reembolsos de valores anteriores à data de formalização da desistência por E-mail.

Parágrafo Quarto: Além dos casos previstos neste contrato, o mesmo poderá ser rescindido pela FAFQ/USP, independentemente de notificação ou aviso, de forma imediata, em caso de práticas de ato ilícito, de improbidade ou de ações contrárias aos interesses da FAFQ/USP e praticadas pelo ALUNO, a critério da FAFQ/USP, sem prejuízo do pagamento da indenização prevista no parágrafo segundo desta cláusula.

Não. 
Isso se deve ao fato de existir uma portaria do MEC relacionada à pandemia, permitindo que a defesa e a prova do curso sejam a distância.

Não. Será virtual ou pelo ZOOM ou pelo MEET.

A probabilidade está alta em fecharmos uma turma, inclusive se você pretende fazer sua inscrição convide seus colegas de graduação e de trabalho a fazerem também. Lembre-se que grupos de uma mesma empresa tem descontos especiais na mensalidade.

Conforme edital: 3.7 Para se inscrever, o candidato deve ser portador de diploma de nível superior oficialmente reconhecido. A declaração de conclusão de curso será aceita no ato da inscrição. No entanto, o diploma deverá ser apresentado antes daconclusão do curso.

3.8 Candidatos cursando o último ano de Graduação também podem se inscrever.
Será aceita declaração de previsão de Conclusão de Curso emitida pela Instituição de Ensino para fins de Inscrição. No entanto, na ocasião da matrícula o candidato deverá apresentar o diploma ou Declaração de Conclusão de Curso emitida pela Instituição de Ensino.

Teremos tutores e monitores que acompanharão os participantes nas disciplinas. Os professores também acompanharão as dúvidas dos alunos. Pode também ter mentoria especifica para atender assuntos que a turma tenha mais dúvidas.

Você terá acesso às aulas gravadas por 25 meses: duração do curso mais um ano.

Não terá nenhum empecilho em participar, inclusive já estamos com pessoas de fora do país matriculadas..

Você receberá um email do mba.iabigdata@icmc.usp.br falando se foi aprovado ou não e também a Lista de Aprovados será divulgadas no LinkedIn e também neste Site do MBA IA & BIGDATA.

Sim. Ele é obrigatório conforme a portaria do MEC para essa especialização. Ele sera desenvolvido durante a sua formação e acompanhado por um orientador indicado pela coordenação.

É feito um contrato com a FIPAI e serão emitidos boletos que serão enviados via email.

O período para fazer a prova de cada disciplina será de 21 dias contando do 1º. dia após a conclusão da mesma. Durante a disciplina os professores disponibilizam exercícios para serem realizados reforçando o aprendizado.

As disciplinas têm carga horaria diferentes (algumas de 40h/aula, 30h/aula, 20h/aula e 10h/aula) e acontecem duas disciplinas em paralelo. Então a carga horaria depende do momento. Lembre-se que por exemplo uma disciplina de 40h/aula inclui aulas
ministradas pelos professores e tempo para vocês fazerem exercícios.